terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pássaros e borboletas não resistem ao clima - José Eduardo Mendonça


Eles não conseguem mais achar temperaturas amenas.

Mais de 11 mil espécies de pássaros e borboletas foram analisadas por mais de 20 anos por cientistas, no maior estudo deste tipo no Reino Unido. Divulgando os dados pela primeira vez, os especialistas revelam como as espécies estão fracassando em se adaptar, com o aumento de temperaturas rumando para o norte. Os pássaros estão 212 km fora de suas zonas climáticas normais, e as borboletas, 135 km.
Alguns pássaros, como os papa-moscas pretos, não conseguem se adaptar ao calor e não estão migrando para o norte em busca de temperaturas mais amenas, de acordo com o estudo publicado na Nature.
Os números de papa-moscas pretos caíram pela metade no Reino Unido desde 1995 – os pesquisadores acham que eles não estão procriando como costumavam por causa do aumento de temperaturas. Outros, como a tarambola dourada, estão em risco de extinção pelo desaparecimento de suas fontes de alimento. A maior fonte de alimentos das tarambolas, as típulas, não sobrevivem a temperaturas mais altas.
Os especialistas acreditam que as espécies em risco são apenas a ponta do iceberg. Foram examinados cerca de 9.400 pássaros e 2.100 borboletas. Estas espécies foram selecionadas por causa da enorme quantidade de dados que existem sobre elas – os registros de borboletas na Grã-Bretanha são feitos desde o século 16. Os cientistas acham que outras espécies estão sofrendo de forma semelhante.
Os cientistas também encontraram um crescente gap entre pássaros e borboletas, o que afeta a cadeia alimentar dos pássaros, porque muitos deles se alimentam de lagartas. Acreditava-se anteriormente que tanto pássaros quanto borboletas poderiam reagir rapidamente a mudanças do clima, por sua capacidade de voar longas distâncias, informa o Independent.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...