segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aquecimento Global

“Quando a última árvore tiver caído,
...Quando o último peixe for pescado,
...Quando o último rio for secado,
...Vocês vão entender que dinheiro não se come.”
(provérbio indígena)




O que é o Aquecimento Global

Segundo Al Gore, a atmosfera é tão fina que somos capazes de mudar a sua composição. O mesmo ilustra o princípio cientifico básico do aquecimento global.





“A energia do Sol entra na atmosfera sob a forma de ondas de luz, aquecendo a Terra. Parte dessa energia é refletida e volta a irradiar-se no espaço, sob a forma de ondas infravermelhas.
Em condições normais, uma parte dessa radiação infravermelha que volta para o espaço é, naturalmente, retida pela atmosfera – e isso é bom, pois mantém a temperatura na Terra dentro de limites confortáveis. Em comparação, em Vênus os gases de efeito estufa são densos que a temperatura do planeta é elevada demais para o ser humano. Já em Marte os gases de efeito estufa que rodeiam o planeta são quase inexistentes, de modo que a temperatura é fria demais. É por isso que alguns clamam a Terra de “planeta de contos de fadas”, pois as temperaturas aqui são exatamente adequadas para o ser humano – nem muito quente, nem muito fria.”  (Uma Verdade Inconveniente, 2006 pág.26).

A fina camada atmosférica está mais espessa em consequência da enorme quantidade de dióxido de carbono e outros gases-estufa produzidos pelo homem, com isso ela retém uma grande parte da radiação infravermelha que deveria evadir-se para o espaço, logo a temperatura da Terra e dos oceanos fica mais elevada, tornando-a uma “estufa”.  


Efeito Estufa

 O efeito estufa ocorre quando gases da atmosfera - como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e CFC's - absorvem parte da radiação solar, “aprisionando” este calor na Terra. Como resultado, a superfície terrestre fica cerca de 30ºC mais quente ao receber quase o dobro de energia da atmosfera em relação à energia que recebe do sol.
Para Kirstin Dow e Thomas E. Downing (2007, pág.30), sem o efeito estufa natural, que capta e retém parte do calor do Sol os seres humanos e outras formas de vida não sobreviveriam. A radiação solar atravessa a atmosfera e aquece a superfície da Terra.
Uma parte dessa energia ao retornar a atmosfera não consegue atravessar a camada de gases que envolvem o planeta, certos gases ficam durante anos na atmosfera, sendo responsáveis pelas mudanças climáticas ocorridas na atualidade.
Com o aumento desses gases, desde a revolução industrial, através das indústrias, do transporte, da agricultura, da pecuária, da produção de energia elétrica e do desmatamento, o planeta vem se aquecendo rapidamente, devido ao desequilíbrio nas concentrações dos Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera.

Gases do Efeito Estufa


Os Gases do Efeito Estufa concentram-se na atmosfera formando uma capa onde permite que os raios solares penetrem, porém está impedindo que o calor gerado por eles seja eliminado. Esse fenômeno, quando dentro de um patamar de normalidade, é necessário e benéfico, onde permite que o ambiente seja apropriado à nossa existência. Entre os gases de efeito estufa, os que mais influenciam para o aquecimento do planeta, resultado das ações antropogênicas, são:



·                   Dióxido de carbono (CO2) – Contribui para o aquecimento devido representar 55% do total das emissões mundiais de gases do efeito estufa. Sua permanência na atmosfera é de no mínimo cem anos, impactando o clima ao longo de séculos. Ele é liberado na queima de combustíveis fósseis, com as alterações no uso do solo, devido ao desflorestamento para pecuária e agricultura, na queima de biomassa e na fabricação de cimento.
·                   O Metano (CH4) – A emissão é menor, porém seu potencial de aquecimento é 21 vezes superior ao do dióxido de carbono (CO2). Produzido através de decomposição orgânica, como o lixo em aterros sanitários, do cultivo de arroz em áreas alagadas, da criação de animais ruminantes, liberado no processo digestivo, e da utilização energética como a produção, armazenamento, queima de carvão mineral, produção e transporte de gás natural.
·                   Oxido Nitroso e dos Clorofluorcarbonos – Suas concentrações são ainda menores, mas o poder estufa é, respectivamente, de 310 e 6.200 a 7.100 vezes maior do que o do CO2. O óxido Nitroso é liberado a partir do uso de fertilizante de nitrogênio nas plantações e, secundariamente, na combustão.
·                   Hexafluoreto de enxofre (SF6) – Hexafluoreto de Enxofre é um gás sintético, utilizado principalmente pela indústria elétrica, como meio isolante, tanto em disjuntores quanto em subestações blindadas. O potencial de dano global deste gás é 23.900 vezes maior que o dióxido de carbono (CO2).
·                   Hidrofluorcarbonos (HFCs) – Criados para substituírem os clorofluorcarbonetos (CFCs), é uma das três famílias de gases industriais controlados pelo Protocolo de Quioto. Embora se encontrem em baixas concentrações na atmosfera, têm um potencial de dano global considerável.
·                   Clorofluor, Clorofluorcarbonos (CFCs) – Emissões decorrentes da atividade industrial, gases refrigerantes (ar-condicionado, refrigeradores) e aerossóis.

 “A ampliação do efeito estufa natural do planeta, pelo acúmulo dos gases introduzidos pela atividade humana, tem potencial para provocar sérias mudanças no clima. Temos que tomar medidas agora para que as futuras gerações não sejam postas em risco.” (Kirstin Dow e Thomas E. Downing, 2007, pág. 53).


            A mais de 250 anos de atividade desenvolvida pelo homem, como a queima de combustíveis fosseis, destruição de inúmeras florestas que retém o gás carbônico, entre outros poluentes industriais, intensificando o efeito estufa contribuiu com o aquecimento global. Um processo que não pode ser revertido de uma hora para outra.  


3 comentários:

  1. tá ótimo e com outros artigos vai ficar melhor ainda

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá!
      Que bom conhecer um blog tão interessante.
      Recentemente criei um blog também para tratar de assuntos ligados ao meio ambiente.
      Estou te seguindo, se puder e quiser seguir o meu. Agradeço.

      http://ecochata.blogspot.com.br/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...