terça-feira, 14 de agosto de 2012

Belo Monte Parou!

  
TRF da 1ª Região determina paralisação das obras da usina de Belo Monte

Em um julgamento histórico na noite dessa segunda-feira (13/8) a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou por unanimidade a paralisação das obras do complexo hidrelétrico de Belo Monte. A medida foi tomada pelo TRF ao julgar um recurso de embargo promovido pelo Ministério Público Federal (MPF). A multa prevista caso a determinação não seja cumprida é de R$ 500 mil por dia.


A decisão da 5ª Turma foi baseada no artigo 1º, item 2 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que determina uma consulta prévia aos principais atingidos pela obras: as comunidades indígenas, que vivem no local. Essa consulta deve ser realizada unicamente pelo Congresso Nacional, o que segundo o desembargador Souza Prudente, não ocorreu.

“O Congresso Nacional editou o decreto legislativo 788 de 2005 sem ouvir comunidades indígenas, como manda a OIT e o parágrafo 3 da constituição brasileira, autorizando o inicio das obras e ordenando que se fizesse um estudo póstumo”, explicou o desembargador. “No entanto, a Constituição não autoriza um estudo póstumo, mas sim, um estudo prévio. Por isso o licenciamento dado pelo Ibama é inválido”, completou.


O desembargador Souza Prudente ressaltou ainda que essa consulta aos índios é imprescindível em se tratando da construção de um complexo como esse. Além disso, a medida é apoiada no artigo 231 e parágrafos da constituição brasileira, que estabelece uma proteção especial para terras indígenas, suas histórias e costumes. “Os índios são seres humanos que têm os mesmo direitos de qualquer cidadão brasileiro. Além disso, as obras de Belo Monte colocam em risco o avatar da Cachoeira de 7 Quedas”, avalia o desembargador.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Adote um amigo na Suipa


Publicação da SUIPA: https://www.facebook.com/Suipabr
Divulguem amigos, vamos ajudar o trabalho que a SUIPA faz!


E aí, o que você vai fazer nesse sábado ??? Nada??? Então venha nos visitar no ADOTE UM FOCINHO CARENTE !! Estaremos com os lindinhos entre 8hs. e 15hs., em frente à antiga TV MANCHETE (Rua do Russel), no Flamengo. Se você decidir ir a praia, ou caminhar, passe lá depois também!!
Nosso BAZARCÃO estará com diversos objetos para serem vendidos bem baratinho como: roupas, sapatos, revistas, bijuteri...
as, etc... e, nossa LOJINHA DOS FOCINHOS estará com novos bonés e canetas.
Estaremos recebendo também as doações de ração, jornais, bacias, gaiolas, material de construção, e também coisinhas para o Bazarcão !!
Lembre-se que para ir nos visitar não é obrigatório levar uma doação, nem adotar um sobrinho.
Basta levar seu carinho e amor pelos animais ! Venha tomar um café, e conhecer um pouco mais do nosso trabalho !! Traga seus filhos, netos, sobrinhos e quem mais quiser, para fazer carinhos ou passear com nossos sobrinhos. Quem sabe, você não muda de ideia, e decide fazer um animalzinho feliz?? Pode ter certeza, de que ele retribuirá em (no mínimo) triplo !!

Estamos esperando você, ok??? Au aus, miaus e lambidas pra você !!!




 


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...